Em 1913 nasce a V.Castro & Cia Ltda, empresa que foi fundada por Vicente Alves de almeida e Castro e seguida pelo filho. Encontrando-se hoje dirigida por seu neto, Silvio Roberto de Almeida e Castro, o qual seguindo a tradição familiar conta também com uma forte e capaz parceria administrativa da quarta geração representada por suas filhas: Giovanna, Gisele e Silvia.

Empresa iniciou suas atividades quando em Fortaleza ainda não existia porto, e todos os navios ficavam ao largo, tendo assim todas as movimentações de cargas feitas através de alvarengas e rebocadores para a Ponte Metálica,localizada na Praia de Iracema. Na década de 40, o Governo Federal constrói o Porto do Mucuripe, ainda pequeno, cerca de 200 metros, e assim a V.Castro & Cia Ltda transfere suas atividades da então Ponte Metálica para o Porto, continuando a utilização das alvarengas e rebocadores por mais de vinte anos afim de evitar o congestionamento dos navios. Em 1960, o Porto é ampliado e passa a possuir 900 metros de comprimento até os dias de hoje. E assim foram desativados todos os serviços que eram realizados pelas alavarengas e os rebocadores, permanecendo até hoje todas as operações atracadas.


Acompanhando o desenvolvimento constante do mercado visando atender melhor seus clientes e prestar sempre bons serviços de logística ponta a ponta, no ano de 2000 a V. Castro &Cia Ltda, cria a Unilink, empresa de transporte de containers para todo o Brasil e também operadora portuária. Continuando com a operação portuária e o agenciamento marítimo, a V. Castro & Cia Ltda hoje, define-se como uma empresa moderna e de larga experiência no ramo, há 102 anos no mercado.